sexta-feira, 11 de maio de 2007

Recicle Seus Valores - O Ponto Org comemorando a semana do meio ambiente

O que é?

O PONTO ORG comemora a semana do meio ambiente com uma programação especial, o evento Recicle seus Valores (2010 - 7ª edição). A proposta é oferecer um espaço de convergência entre a comunidade em risco social e a população de maior poder aquisitivo que tem a possibilidade de refletir e também participar para com uma economia mais justa e solidária. O objetivo é chamar a atenção para a problemática ambiental e social que nos encontramos, oferendo um espaço temático e com o evento dar maior visibilidade aos temas trabalhados, fortalecendo por exemplo a exposição permanente de Artesanato Social que destaca o artesanato como importante ferramenta de inclusão social e prática do consumo consciente.
O evento surgiu da necessidade de promover um olhar mais amplo e atento sobre os temas que fundamentam as ações do Ponto Org.
Por quê: ‘Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental!’ Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/home.html
‘O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas - ONU em 1972, para estimular o debate sobre os problemas ambientais e incentivar ações de conservação. Diversos eventos são realizados em todo o mundo para comemorar a data e promover a educação e conscientização ambiental.’ Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas, Sr. Kofi Annan, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de Junho de 2005.

Desafio
O desafio é conscientizar a sociedade. Nos países desenvolvidos, ao contrário do que acontece no Brasil, o consumidor é o principal elemento articulador de mudanças no sentido de uma produção ambientalmente correta. A população de Niterói RJ, como provam os indicadores sociais, está madura para a discussão dessa problemática.

A chave para o desenvolvimento socialmente sustentável é a participação, a organização, a educação e o fortalecimento das pessoas. É por isso que um dos desafios do Ponto Org é fazer com que as comunidades organizadas ganhem força para realizar seu trabalho, promovendo e comercializando seus produtos, garantindo àquela comunidade geração de renda e dignidade. Prestigiar artesãos brasileiros e projetos sociais, em demanda de uma economia mais solidária e justa é um dos nossos desafios.

Objetivo
Realizar eventos que enfatizem o desenvolvimento socialmente sustentável e promovam a importância da educação ambiental em nosso dia a dia.

Reciclar valores, sensibilizar a comunidade no sentido de rever hábitos relacionados a questões sociais e ambientais e buscar novo posicionamento diante dos “padrões dominantes de produção e consumo” que “estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies” [A Carta da Terra - promoção em parceria com CDDH].

Lei de Incentivo fiscal
O projeto está incentivado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura nº1954/92 - aprovado e revestido de efetiva qualificação cultural, artística e ambiental. Orçamento compatível com os padrões de mercado aprovado pela Comissão de Projetos Culturais Incentivados.

Histórico da programação comemorando o meio ambiente - "Recicle Seus Valores" Criado em 2004, o evento, aberto gratuitamente para o público em geral, contou com a ambientação, a cargo da CAUS bambu, onde ocorreram oficinas e vivências de vários tipos, envolvendo demonstrações sobre processos de reciclagem, as possibilidades funcionais e artísticas do bambu, etc. Houve também, com a participação da rádio MPB-FM, jogos e brincadeiras, sempre com a temática ambiental, que motivaram crianças e adultos. Finalmente os alunos do colégio Assunção, sob orientação dos professores, apresentaram peça de teatro centrada na idéia da importância da preservação da água; e alunos do Colégio Estadual Baltazar Bernadino foram recebidos para uma vista orientada, quando puderam apreciar a exposição de artesanato social e a de fotografias de Marcio Lucas, que tinha como tema, igualmente, a questão da água. Várias palestras foram apresentadas sobre assuntos como saúde, alimentação orgânica, preservação ambiental. O evento contou com o apoio do SEBRAE, MPB FM, Faculdades Integradas Maria Thereza, ALOJA, Cooperativa Nós da Trama e Prefeitura de Niterói.

A segunda edição do ‘Recicle Seus Valores’, em 2005, ainda que apresentando igualmente vivências, oficinas, exposições de arte e de artesanato social, produzido por comunidades organizadas, como o projeto Arte Ação Ambiental no morro do Palácio Niterói, teve um perfil muito mais intelectual do que a anterior. Reuniram-se no espaço Ponto Org alguns dos cérebros que, neste País, têm se dedicado ao estudo dos problemas ambientais e apresentado propostas para solucioná-los. A questão dos resíduos sólidos foi abordada por Silvia Pires (RECICLIN), a dos Impactos Ambientais pelo Batalhão Florestal, a da coleta seletiva pelo prof. Emílio Eigenheer (UFF), a dos recursos hídricos pela AFEA, a da perícia ambiental pelo engenheiro Julio César L. Barros, a do direito Ambiental pela OAB e a dos produtos orgânicos pela ABIO. Finalmente o cientista e professor Luiz Carlos Lima Cunha apresentou palestra sobre o processo REGEN, que representa nova alternativa para o problema da reciclagem de pneus. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Niterói, Secretaria Estadual de Cultura, MPB FM, Vale das Palmeiras, Pão da Beth, Pastas Rupo, Mamulengo Brinquedos Educativos, Arte Ação Ambiental e Cooperativa Nós da Trama. Como mídia espontânea tivemos a cobertura da TVE Brasil, Jornal O GLOBO, Jornal do Brasil e jornais regionais.

A terceira edição, em 2006, contou com novas parcerias como com a Ação Comunitária Brasil RJ. Apresentou em sua abertura as seguintes exposições: Arte Sustentável – coletiva de artesanato social; Ecologia em Mosaicos – Moema Branquinho; Moda e Reciclagem – Guardiões do Mar. Contou com apresentação da Orquestra de Berimbaus, com participação de Roberta Ribeiro (Ação Comunitária Brasil RJ). De 06 a 09 de junho ciclo de palestras gratuitas sobre temas como educação ambiental, alimentação orgânica, responsabilidade ambiental e social, realizadas por representantes das instituições Brahma Kumaris, Ação Comunitária Brasil, Couzinharte, RECICLIN, IBAMA, AS-PTA, IBG, UFF, Vale das Palmeiras e ABIO. Fechando o ciclo de palestra e exposição “Projeto GRAEL e a Baía Guanabara”. Sábado dia 10 tivemos bate papo sobre agricultura orgânica, feirinha orgânica, exibição dos filmes “A Carta da Terra” (CDDH), “As Farmácias Vivas do Professor Matos” (May Waddington) e “A carne é fraca”.

No domingo dia 11 tivemos o Evento de Rua com várias oficinas e apresentações como: cestaria em jornal (Ação Comunitária Brasil RJ); cartões ecológicos - reaproveitamento de elementos naturais (“Projeto Filhos da Terra”– CDDH); apresentação da peça “Cora – Coração Vermelho” – Grupo Filhos da Terra (Direção Madson José); aplicações práticas e lúdicas do bambu (CAUS BAMBU); tecelagem manual (Cooperativa Nós da Trama); reciclagem artesanal de papel (Arte Ação Ambiental) e Oficina Livre de Mosaico – Moema Branquinho (painel coletivo); apresentações de encerramento: Cia de Ballet Maria Maria; Ação Dança de Rua; Kina Mutembua (grupo de dança e música étnica dedicado ao resgate e valorização da cultura afro-brasileira); Orquestra Berimbau; Ronaldo Breve - voz e violão (Ação Comunitária Brasil RJ) e Banda Badecos – MPB.

Veja fotos
edição 2007 em http://recicleseusvalores.blogspot.com/
edição 2008 e 2009 com muita poesia.

Cabe destacar que o evento não tem fins lucrativos. As palestras, oficinas e workshops são abertos ao público.


NA MÍDIA
Matéria do evento 2006 no site Ação Comunitária Brasil RJ
Blog com fotos do evento 2006

Vídeo da cobertura da TV E Brasil no evento 2005

Seguem alguns fotos da programação da 4ª edição em 2007 (clique aqui). Para voltar do link, clique na seta no canto esquerdo do monitor.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Mídia

Veja mais informações em nosso site - www.pontoorg.com.br
Evento 2007 .





























Agenda Cultural de Niterói 2007


















Jornal O Fluminense - 02 de junho de 2007